Defesa de tese de doutorado Gerson Constança Duarte

Título: O Pensamento Liberal na Primeira República no Brasil (1889 – 1930) e Seus Reflexos na Reconstrução da Sociedade Capixaba Pelo Viés da Educação
Maria da Penha Smarzaro Siqueira (Orientador)
Patrícia Maria da Silva Merlo (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Vitor Amorim de Angelo (Examinador Externo - UVV)
Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (Examinador Externo - UFES)
Aloisio Krohling (Examinador Externo - FDV)
Data de defesa: 09/12/2016
Local: Sala 113 - Edifício Bárbara Weinberg I

Resumo:
Nosso trabalho discute o pensamento liberal na Primeira República no Brasil (1889 – 1930), buscando identificar as ações implementadas pelo Governo Federal e pelos Presidentes do Espírito Santo no processo de reconstrução da sociedade por meio das reformas educacionais inspiradas por este pensamento, em âmbitos nacional e estadual. O período histórico que traça o recorte temporal de nosso estudo representa um momento de transição entre o Regime Monárquico e o Republicano no Brasil, e envolve disputas políticas e sociais em torno de direitos que começavam a se evidenciar com o novo regime. No âmbito das questões que se inserem em torno desta mudança, nos vemos diante de um novo modelo de Estado que enxerga, na educação do povo, uma estratégia para transformar o país. Evidenciava-se um conjunto de reformas federais e estaduais na educação que visavam ora a animar, ora a incentivar a educação primária e secundária, na direção da erradicação do analfabetismo no país, alternando momentos de centralização e descentralização das políticas educacionais. No Espírito Santo, uma nova mentalidade surge a partir de 1892, com Moniz Freire (1892 – 1896), posteriormente com Jerônymo Monteiro (1908 – 1912) e Aristeu Borges de Aguiar(1928 – 1930) objetivando reformar a educação do estado, buscando reduzir o número de analfabeto e levando instrução ao povo. Assim, criam-se escolas e introduzem-se novos métodos de ensino na capital e no interior do estado. Nesta pesquisa o procedimento metodológico priorizou o método histórico investigativo, com base analítica em abordagem qualitativa com uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em obras gerais e específicas sobre o tema, e documental com pesquisa em fontes primárias que constituíram as bases que deram suporte técnico e teórico, conceitual e informativo na elaboração do trabalho. Dentre os resultados das ações realizadas pelas reformas educacionais no Estado, destacamos que essas reformas atuaram para incentivar a instrução na capital e no interior, mas não atingiram o ideário de uma formação educacional mais ampla, no sentido de expandi-la ao povo, limitando a expansão da instrução primária ao interior do estado e fixando a extensão do ensino secundário à capital, através da Escola Normal, das escolas a ela equiparadas, além do Gynnásio Espirito-Santense. O pensamento liberal de transformação da sociedade pela educação atingiu apenas resultados parciais, uma vez que se configurou uma educação primária para o povo e uma educação secundária para as elites do estado, residentes na capital ou que podiam encaminhar seus filhos para lá.